terça-feira, 14 de julho de 2020

Frankenstein de 1910


O primeiro filme de Frankenstein foi um curta de 13 minutos dirigido por J. Searle Dawley e produzido por Thomas Edison Film Company feito nos primórdios do cinema.

O filme começa com o título "Uma adaptação liberal da famosa história da sra. Shelley para a Edison Production". O enredo é brevemente inspirado no livro clássico, muito da trama original se perde no curta de apenas 13 minutos de duração. Frankenstein é um filme bem refinado, editado de forma inteligente e alcançou o que todos os filmes esperam, deixou o público intrigado e querendo saber mais sobre o monstro.



A TRAMA:


Frankenstein, um jovem estudante, é visto licitação sua namorada e seu pai adeus, como ele está saindo de casa para entrar em uma faculdade, a fim de estudar as ciências. Pouco depois de sua chegada a faculdade, ele se torna absorvido nos mistérios da vida e da morte ao ponto de esquecer praticamente tudo o resto. Sua grande ambição é criar um ser humano, e, finalmente, uma noite seu sonho é realizado. Ele está convencido de que ele tenha encontrado uma maneira de criar um ser humano mais perfeito que o mundo já viu. Vemos sua experiência e do desenvolvimento do mesmo. A formação do monstro horrível dos produtos químicos em chamas de um enorme caldeirão no laboratório de Frankenstein é provavelmente a cena mais estranha, incompreensível e fascinante já mostrado em um filme. Para horror de Frankenstein, em vez de criar uma maravilha da beleza física e de graça, não é desdobrada diante de seus olhos e diante do público uma, medonho monstro terrível, abominável. Como ele percebe que ele tem feito Frankenstein corre a partir da sala, só para ter o monstro disforme para ele através das cortinas de sua cama. Ele cai desmaiado no chão, onde ele é encontrado por seu servo, que o revive.

Após a doença de algumas semanas, ele volta para casa, um homem cansado quebrado, mas sob o carinho de pai e querida ele recupera sua saúde e força e começa a ter uma visão menos mórbido de vida. Em outras palavras, a história do filme traz à tona o fato de que a criação do monstro só foi possível porque Frankenstein tinha permitido sua mente normal a ser superada




por maus pensamentos e não naturais. Seu casamento está prestes a ter lugar. Mas uma noite, enquanto está sentado em sua biblioteca, ele chances para olhar no espelho antes de ele e vê o reflexo do monstro que acaba de abrir a porta de seu quarto. Todo o terror do passado vem sobre ele e, temendo que sua namorada deve aprender a verdade, ele ordena o monstro esconder-se atrás da cortina enquanto ele apressadamente induz sua namorada, que então entra, para ficar apenas um momento. Depois segue-se uma cena forte, dramática. O monstro, que está seguindo seu criador com a devoção de um cão, é um ciúme doentio de qualquer outra pessoa. Ele arranca a partir do casaco de Frankenstein a rosa que sua namorada lhe deu, e na luta joga Frankenstein para o chão, aqui o monstro olha para cima e, pela primeira vez enfrenta seu próprio reflexo no espelho. Chocado e horrorizado com sua própria imagem, ele foge em terror da sala. Não sendo capaz, howevers a viver para além de seu criador, novamente ele vem para a casa na noite de núpcias e, procurando a causa de seu ciúme, vai até o quarto da noiva. Frankenstein entrando na sala principal ouve um grito de terror, que é seguido um momento depois por sua noiva correndo e caindo desmaiada a seus pés. O monstro, em seguida, entra e depois dominando fracos esforços de Frankenstein por um ligeiro exercício de sua força gigantesca sai de casa.

Aí vem o ponto que temos nos esforçado para trazer para fora, a saber: que quando o amor de Frankenstein para sua noiva deve ter atingido plena força e liberdade de impureza ele vai ter esse efeito em sua mente que o monstro não pode existir. Esta teoria é claramente demonstrado na seguinte e fechando cena, que provavelmente nunca foi superada em qualquer coisa mostrado na tela imagem em movimento. O monstro, discriminadas por suas tentativas frustradas de estar com o seu criador, entra na sala, está diante de um grande espelho e estende os braços entreatingly. Aos poucos, o verdadeiro monstro desaparece, deixando apenas a imagem no espelho. Um momento depois, o próprio Frankenstein entra. Como ele está diretamente em frente ao espelho estamos espantado ao ver a imagem do monstro refletida em vez de Frankenstein própria. Aos poucos, porém, sob o efeito do amor e da sua melhor natureza, a imagem do monstro desaparece e Frankenstein se vê na sua jovem idade adulta no espelho. Sua noiva se junta a ele, eo filme termina com o seu abraço, a mente de Frankenstein agora a ser aliviado do horror terrível e peso tem sido trabalhando sob durante tanto tempo."

A criação do horrível monstro se dá através de substâncias químicas, em um caldeirão gigante no laboratório do Dr. Frankenstein é uma das cenas mais estranhas, misteriosas e fascinantes do filme, trocando o galvanismo da história original pela alquimia. 




A Biblioteca do Congresso americano restaurou o primeiro filme do Frankenstein, de 1910. A primeira das tantas adaptações cinematográficas do clássico da escritora britânica Mary Shelley.

Assista abaixo o filme  Frankenstein de 1910

Nenhum comentário

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.